O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mandatários para a Juventude

Maria Pacheco

Maria Pacheco

Miguel Galego        

Miguel Galego

Maria Ester de Moura Trindade e Gonçalves Pacheco, 23 anos, natural de Almeirim.

Depois de um percurso académico de nove anos pelas escolas de Almeirim, seguiram-se três anos de ensino secundário em Santarém, os quais foram decisivos, em 2008, para a adesão ao curso de arquitectura, frequentando o ultimo ano na Universidade Lusíada de Lisboa.

Para além deste percurso ter sido sempre incutido como principal objectivo, houve sempre oportunidade de usufruto de outras actividades extra curriculares disponíveis em Almeirim e Santarém, como é o caso do andebol, tae kwondo, piano, ballet, equitação, etc.

Os escuteiros acabaram por ser uma actividade que se evidenciou até hoje, pertencendo ao Agrupamento 404 - Almeirim desde 2004, o que possibilitou, desde cedo, a lidação com as várias faixas etárias, tendo em consideração a necessidade de interacção em comunidade e na sociedade

Miguel Pratas de Almeida Galego, 21 anos, natural de Almeirim.

Atualmente estudante de economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Desde cedo foi uma das referências da natação na região, onde foi inspirado pelos mais velhos e inspirou os mais novos.

Aquando da ida para a universidade abandonou a natação de competição, mas manteve a sua outra paixão, os escuteiros. Pertence ao Agrupamento 404 - Almeirim desde 2002, onde desde cedo lidou não só com os jovens de Almeirim, mas também de todo o concelho.

As Autarquias Locais são os órgãos que, devido à sua proximidade com a população,
mais facilmente podem criar condições para uma efetiva participação dos cidadãos.

Os problemas e desafios que hoje se colocam à juventude são cada vez mais complexos e diversificados. As questões ligadas ao emprego, educação, saúde, habitação, ocupação de tempos livres, ambiente e outras questões problemáticas relacionadas com a juventude exigem, cada vez mais, uma profunda análise e reflexão mas, também, criatividade e inovação para encontrar as melhores soluções.

Neste sentido, e nos termos da Lei nº 6/2012 de 10 de Fevereiro  Pretende-se que seja um órgão que represente os jovens do Concelho de Almeirim e que dele surjam propostas que não só ajudem a dar resposta a variadas questões, mas também permitam criar condições para que os jovens intervenham e deem o seu contributo para o desenvolvimento do concelho, permitindo-lhes uma participação ativa, quer na resolução dos seus próprios problemas, quer na procura das soluções às suas legítimas aspirações.

Num sociedade cada vez mais envelhecida o jovens apresentam o encanto perdido pelos mais velhos, mas nem sempre acompanhado do devido reconhecimento pelas suas necessidades, problemas e incertezas nem tão pouco pelas suas capacidades

Escolhidos dentro dos inúmeros jovens que são referências na nossa sociedade, a Maria e o Miguel possuem a garra e tenacidade tão indispensáveis para o sucesso profissional e pessoal e possuem  valores sociais e de camaradagem cada vez mais negligenciados. Paralelamente apresentam curricula exemplares que são uma esperança para futuro de um concelho e de uma nação que se desejam prósperos.

O Conselho Municipal da Juventude, uma disposição legal nunca cumprida pelos autarca, até aqui eleitos, será que ser uma realidade! não só para o cumprimento da lei como principalmente pelas mais valias inerente para os jovens mas também para um executivo que se deseja responsável, justo e humilde – Só os jovens sabem expor as suas opiniões sobre as propostas e deliberações autárquicas sobre os assuntos que directamente lhes interessam e sobre todos os outros importantes para a sociedade onde os jovens anseiam por participar.

A Maria e Miguel serão certamente, não abdicando da participação de todos os que se mostrem interessados, pilares essenciais para a constituição legal do Conselho Municipal da Juventude de Almeirim.